Coimbra: Sabão artesanal visa criar postos de trabalho
- Categoria: Sociedade
- Publicado em 09-02-2015
- Escrito por CP
Um projecto de produção de sabão artesanal visa criar, em Coimbra, seis postos de trabalho para jovens provenientes de meios socio-económicos desfavorecidos.
A iniciativa é do Centro Integrado de Apoio Familiar de Coimbra, que tem como parceiros o CEARTE – Centro de Formação Profissional e do Artesanato, Instituto de Emprego e Formação Profissional, Santa Casa da Misericórdia, Universidade e Instituto Politécnico de Coimbra.
As entidades envolvidas irão fazer uma ampla divulgação da tramitação do processo inerente a candidaturas, selecção e recrutamento.
Trata-se de um projecto, “Sabão com arte – E5G”, de empreendedorismo social, experimental e inovador, sendo um dos 15 aprovados entre 228 candidaturas submetidas ao Programa Escolhas.
A iniciativa visa a criação de um negócio de cariz social, assente no fabrico e comercialização de um produto artesanal, que represente e promova o património histórico e/ou cultural de Coimbra, recuperando uma tradição que remonta à segunda metade do século XIX.
Segundo Maria João Vieira, do Centro Integrado de Apoio Familiar de Coimbra, “Sabão com arte” foi concebido a pensar em “jovens sem inserção no mercado de trabalho e sem beneficiam de suporte relativamente ao rumo e ao processo de construção de um projecto de vida”.
Na mente do Centro e dos seus parceiros estão imigrantes e descendentes, membros de comunidades ciganas, jovens outrora institucionalizados e rapazes e raparigas em situação de abandono escolar precoce.
O fabrico de sabão artesanal será acompanhado pela produção de uma bula (em vários idiomas) alusiva ao monumento ou à tradição representado(a).
A produção e o armazenamento serão efectuados em espaço disponibilizado pela Santa Casa da Misericórdia de Coimbra.
A comercialização do sabão irá ser feita mediante venda ambulante, em locais frequentados por turistas, em museus e lojas e em plataformas electrónicas.
Também deverá ser comercializado outro sabão artesanal, mais económico, destinado a consumo corrente.