Noticia FSE

Home / Imprensa / Noticia FSE

Negócio social para revitalizar o fabrico de sabão tradicional em Coimbra

19/02/2015

© ArtMarie

Um novo projeto financiado pelo FSE alia a promoção do emprego juvenil ao fabrico de sabão tradicional em Coimbra, Portugal.

De acordo com a coordenadora Maria João Buzano, diretora executiva do Centro Integrado de Apoio Familiar de Coimbra (CEIFAC), o projeto «Sabão Com Arte» favorece o acesso ao emprego aos jovens que «não beneficiam de suporte relativamente ao processo de construção de um projeto de vida».

Os beneficiários são 20 jovens, entre os 18 e os 30 anos, provenientes de diferentes contextos sociais: imigrantes, comunidades ciganas, jovens em situação de abandono escolar precoce e desempregados. Em conjunto, trabalharão para revitalizar a indústria do sabão em Coimbra, onde o fabrico de sabão constituía a principal atividade económica na segunda metade do século XIX.

«O Sabão Com Arte é um negócio social que consistirá no fabrico e comercialização de um sabão artesanal, que represente e promova o património (histórico e cultural) de Coimbra», afirma Maria João Buzano. «Pretende-se explorar este nicho de mercado, que, em todo o país, dispõe apenas de oito unidades produtivas artesanais».

O Sabão Com Arte foi um dos 15 projetos aprovados entre 228 submetidos no âmbito das candidaturas pontuais ao Programa Escolhas E5G – 2015, cofinanciado pelo Estado português e pelo Fundo Social Europeu.

Artigos Relacionados