A história do Projeto Sabão com Arte
- Génese
O projeto Sabão com Arte – E5G resulta de uma proposta apresentada pelo CEIFAC (Centro Integrado de Apoio Familiar de Coimbra), no âmbito das Candidaturas Pontuais ao Programa Escolhas E5G – 2015 , sob a tutela do Alto Comissariado para as Migrações. Num universo de 228 candidatos, a nível nacional, foram aprovados 15 concorrentes, entre os quais figurava esta iniciativa de empreendedorismo social, que convenceu o júri do programa governamental. Trata-se de um mecanismo que financia, apoia e avalia modelos de intervenção na área da inclusão de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos vulneráveis, tendo em vista a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social. Cofinanciado pelo OE (ISS, DGE) e pelo Fundo Social Europeu (QREN/POPH), o Escolhas ativa e mobiliza os recursos locais, alocando recursos adicionais às comunidades.
Num momento de viragem para a sustentabilidade das Instituições de Solidariedade Social, esta iniciativa experimental de caráter inovador conquistou, portanto, uma preciosa oportunidade para mudar a vida de algumas pessoas e melhorar as condições de trabalho das associações solidárias.
- Destinatários
O projeto, que teve início a 1 de Janeiro de 2015 e termina a 31 de Dezembro, pretende, numa primeira fase, capacitar para a empregabilidade vinte jovens, entre os 16 e os 30 anos, provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos e em situação de abandono escolar precoce, desocupação ou desemprego. Está, assim, especialmente direcionado para imigrantes, descendentes de imigrantes, membros de minorias étnicas e jovens em fase de autonomização, na sequência de um período de institucionalização. Privilegia-se, pois, um grupo de destinatários que não estão inseridos no mercado de trabalho e não beneficiam de suporte relativamente ao processo de construção de um projeto de vida adequado às suas necessidades.
- Objetivos
CAPACITAR jovens provenientes de contextos vulneráveis, desenvolvendo ferramentas de acesso ao emprego para cidadãos inativos, através de uma fase inicial de formação teórica e posterior experiência em contexto real de trabalho.
PROMOVER a implementação de um negócio social de fabrico e comercialização de um sabão artesanal, inspirado na história e na cultura da cidade de Coimbra, com particular destaque para a zona distinguida pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, tirando partido do expetável aumento do fluxo turístico de Coimbra.
EMPREENDER esforços para criar efetivamente novos postos de trabalho e contribuir para que os formandos possam encontrar emprego junto de outras entidades, aplicando os conhecimentos adquiridos.
INOVAR na forma de relacionamento dos parceiros sociais, de modo a estimular a sinergia das entidades locais e da população em geral, gerando receitas que permitam assegurar a viabilidade financeira do projeto.
r
- Fases de operacionalização do Projeto
Janeiro a abril de 2015 – Processo de seleção dos formandos e organização do cronograma da formação teórico-prática.
Maio a setembro de 2015 – Período de realização da formação teórica e prática, adequada ao desenvolvimento de soft skills potenciadoras de uma melhor inserção profissional no mercado de trabalho. Os módulos são ministrados pelo CEARTE-Centro de Formação Profissional do Artesanato; pela INOPOL-Academia de Empreendedorismo do Instituto Politécnico de Coimbra; pela Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação; pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e pelo CEIFAC–Centro Integrado de Apoio Familiar de Coimbra.
Outubro a dezembro de 2015 – Fase de fabrico e preparação do design dos produtos, em colaboração com a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, a Escola Superior de Educação de Coimbra e o Departamento criativo do CEARTE.
Dezembro de 2015 até ao presente – a unidade produtiva da Sabão com Arte encontra-se a produzir sabonetes que recriam a receita medicinal publicada na primeira edição do Codigo Pharmaceutico Lusitano, estampada pela imprensa da Universidade em 1835.