Procurando concretizar os objetivos propostos na candidatura aprovada, o projeto Sabão com Arte – E5G tem sido dinamizado por um consórcio de parceiros, entre os quais o CEIFAC assumiu o papel de Entidade Promotora.
Instituído em 7 de outubro de 2002, o Centro Integrado de Apoio Familiar de Coimbra constitui uma associação sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que nasceu por iniciativa de um grupo de voluntários dispostos a criar um serviço capaz de corresponder às necessidades das famílias em situação de vulnerabilidade. Consciente de que a intervenção preventiva ao nível da família, enquanto célula nuclear do corpo social, tem efeitos visíveis no desenvolvimento dos indivíduos, no relacionamento interpessoal e na própria dinâmica da vida em comunidade, o CEIFAC compromete-se com uma lógica de intervenção em rede que procura envolver toda a sociedade.
Cumprindo essa finalidade, a instituição tem assegurado o funcionamento contínuo do Gabinete de Apoio Familiar, que presta apoio terapêutico através dos serviços de terapia individual, conjugal e familiar, de acordo com o modelo de intervenção sistémica
Além disso, o CEIFAC foi a primeira instituição nacional a introduzir o Strengthening Families Program nas suas metodologias de atuação, tendo já implementado várias edições da versão portuguesa deste “Programa de Fortalecimento das Famílias”, que se distingue por ser o único paradigma terapêutico a trabalhar simultaneamente os subsistemas parental, filial e familiar. Por outro lado, o CEIFAC promove regularmente ações de enriquecimento curricular direcionadas para a prevenção do consumo de substâncias psicoativas e a transmissão de valores, com enfoque na diversidade humana, tecnológica, artística e cultural, através de iniciativas como a Multiculturoteca, desenvolvida num Agrupamento de escolas de Coimbra.
O CEIFAC dinamiza, pois, projetos locais junto de públicos distintos (e.g., famílias com filhos adolescentes, crianças, jovens imigrantes, pessoas em risco de exclusão social e pessoas idosas), tendo apostado, ao longo dos últimos anos, na formação profissional.
Acreditando que o desenvolvimento de competências laborais promove o bem estar individual, ao mesmo tempo que fomenta a harmonia familiar e a integração social, o CEIFAC organizou cursos para os quais obteve financiamento, mediante candidatura apresentada ao Programa Operacional para o Potencial Humano (POPH), Eixo Prioritário 6 – Cidadania, Inclusão e Desenvolvimento Social, Tipologia de Intervenção 6.1 – Formação para a Inclusão. Nesse domínio, a instituição coordenou um curso de “Operador(a) de Armazenagem” e dois cursos de “Operador(a) de Jardinagem/Agricultura Biológica”, cujos destinatários foram pessoas em risco de exclusão social.
Parceiros e colaboradores
Aplicando esta vasta experiência no desempenho das suas funções de entidade promotora do Projeto Sabão com Arte, o CEIFAC solicitou a colaboração de outras instituições que aceitaram o desafio de integrar o consórcio assinado pela Academia de Empreendedorismo do Instituto Politécnico de Coimbra (INOPOL), pelo Centro de Formação Profissional e do Artesanato (CEARTE), pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) e pela Santa Casa da Misericórdia de Coimbra (SCMC).
Neste sentido, o Projeto beneficiou da generosa partilha de contributos. A Santa Casa da Misericórdia de Coimbra mostrou disponibilidade para ceder o espaço de fabrico artesanal, enquanto outras entidades assumiram os encargos da formação. Os módulos foram ministrados pelo CEARTE – Centro de Formação Profissional e do Artesanato, pelo CEIFAC, pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e pelo INOPOL – Academia de Empreendedorismo do Instituto Politécnico de Coimbra.
Na sequência da aprovação da candidatura, o Projeto Sabão com Arte – E5G foi publicamente apresentado em fevereiro de 2015 pelo consórcio de parceiros e desde logo foi acolhido com grande interesse pela comunidade e pela comunicação social. Na sequência dessa divulgação, outras instituições manifestaram a sua disponibilidade para colaborar na iniciativa de empreendedorismo social, nomeadamente a Câmara Municipal de Coimbra, o Centro de Emprego, a Escola Superior da Educação de Coimbra e a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, fortalecendo, assim, a sinergia criada em torno desta ação empreendedora.